IMPRENSA

"Palavra-chave para o concurso: revisão"
ZERO HORA, 02 de janeiro de 2014.

Matéria sobre como o candidato deve proceder a poucos dias dos exames do vestibular da UFRGS, com opinião e 5 dicas do Prof. Fábio Mendes.



Palestra no START 2013
Porto Alegre, 09 de novembro de 2013.

Palestra sobre "Educação para o século XXI" com foco na importância da Educação para a Sustentabilidade.


Salão de Iniciação Científica - PUC-RS
Porto Alegre, 25 de outubro de 2013.
O livro "Iniciação Científica para Jovens Pesquisadores", do Prof. Fábio Mendes, como PREMIAÇÃO oferecida aos vencedores do SIC.


"Em busca do jeito certo de aprender"
ZERO HORA, 31 de agosto de 2013.

Entrevista com o Prof. Fábio Mendes no Caderno Vida, por ocasião do lançamento do livro "Meu Filho Não Quer Estudar".


"Manual para estudar melhor"

ZERO HORA, 06 de agosto de 2013.

Divulgação sobre o lançamento da segunda edição do livro "Vestibular e Enem 100% - Método de estudo, descanso e lazer", do Prof. Fábio Mendes.



"O canto certo para estudar"
ZERO HORA, 26 de setembro de 2012.


Reportagem do Caderno Vestibular, contanto com quadro de dicas sobre como preparar o local de estudo.


"Pais aprendem sobre estudos dos filhos"
RIOVALE JORNAL (Santa Cruz do Sul), 12 de agosto de 2010.

Reportagem sobre o trabalho realizado em 2010 no Colégio Mauá.

"Encarar os cadernos sem tédio"
ZERO HORA, 04 de agosto de 2010.


Reportagem sobre a repercussão do artigo abaixo.


"Estudo Chato!"
ZERO HORA,  02 de agosto de 2010.
Artigo que sintetiza a perspectiva de trabalho do Prof. Fábio Mendes

"Um novo modelo de ensino para o século XXI"
Revista Pedagógica Pátio, n. 51, Agosto 2009.
Resumo: A progressão do conhecimento é tão veloz que, ao invés dos conteúdos específicos, o objetivo da educação deveria ser a formação de pessoas capazes de aprender com autonomia o que for necessário. Neste cenário, ensinar programação de horários e método de estudo com vistas a formar hábito regular de estudo seria a meta de nosso sistema básico de ensino.




"Tire o professor da estante"
Zero Hora, 11 de novembro de 2008.
Reportagem sobre o trabalho realizado no Instituto de Educação Gen. Flores da Cunha, mas especificamente a Oficina de Estudo voltada para os alunos vestibulandos.
Soraya Tolentino, Supervisora Educacional: "Ele comprovou aos estudantes que eles podem estudar sozinhos e avançar nos estudos"



"Muito além da obrigação"
Revista Pedagógica Pátio, nº 47, Agosto 2008.

Reportagem sobre o trabalho desenvolvido nas escolas sobre a formação de hábito de estudo. "Assim como escovar os dentes, ver televisão ou divertir-se na internet, estudar é um hábito que deve ser adquirido e, além de ter ótimos resultados, pode tronar-se muito prazeiroso"




"Estudo para o Vestibular"
Correio do Povo, Capa Arte & Agenda.
Indicação do livro na Feira do Livro de 2007. "Quem deseja ter um método de estudo eficiente, tanto para o vestibular ou para outros concursos, encontra um programa eficiente no livro 'Vestibular 100%: Método de Estudo, Descanso e Lazer'".




"Com as horas na ponta do lápis"
Zero Hora, Caderno Vestibular, 22 de Agosto de 2007
Reportagem de capa do Caderno Vestibular ZH, na qual fui convidado a fazer uma oficina de programação de horários com um estudante que tinha aulas nos dois turnos e viajava para o interior no final de semana. "Em pouco mais de uma hora ao lado de Fábio Mendes... o estudante descobriu que dispõe de 10 horas por semana para estudar em casa, sem abrir mão do descanso, das festas e do futebol, na TV e na quadra". Disse o estudante: "Nunca tinha parado para pensar nisso. Vi que posso me organizar melhor."





"Tudo começa com organização"
Zero Hora, Caderno Vestibular, 07 de Março de 2007
Reportagem motivada pelo tom principal do livro Vestibular 100%, Método de Estudo, Descanso e Lazer. No centro da reportagem, entre as aspas, uma citação minha: "Sentar, abrir um caderno e começar a ler, sem programação, é como seguir no escuro"




"O esforço final"
Zero Hora, Caderno Vestibular, 22 de Novembro de 2006

Reportagem de capa baseada em um plano geral de organização dos estudos no último mês antes do vestibular que elaborei a pedido.




"O equilíbrio da aprovação"
Zero Hora, Caderno Vestibular, 22 de Novembro de 2006
Em reportagem de capa do caderno, quando fui indagado sobre a relação entre os pesos das matérias no vestibular e a preparação do último mês antes das provas. No trecho marcado, respondo que, tendo nivelados na média o aproveitamento nas matérias, vale a pena investir nas que têm mais peso.




"Por aí"
Zero Hora, Caderno Vestibular, 15 de Novembro de 2006
Breve entrevista na contracapa do Caderno Vestibular. Uma pergunta interessante foi sobre o chute: "Não há como evitar o chute." respondi. De fato, ninguém tem obrigação de saber 100% de todas as matérias!